radio zumbi web

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Lançada campanha anti-assédio

Lançada campanha anti-assédio





















Novos Rumos confeccionou camisetas para sensibilizar jornalistas

O movimento Novos Rumos deflagrou junto aos jornalistas paraibanos uma campanha de combate ao assédio moral. Foram confeccionadas camisetas em algodão colorido naturalmente, com tecnologia da Embrapa, como forma de sensibilização para o problema.

“A idéia é que o jornalista use a camiseta no exercício da profissão, já que é um profissional formador de opinião e interage diariamente com vários segmentos sociais”, diz Mabel Dias, componente do movimento. A camiseta está sendo comercializada por R$ 18,00 e o dinheiro arrecadado comporá um fundo de campanha para a disputa eleitoral já deflagrada no sindicato da categoria.

O assédio moral ocorre com humilhações no cotidiano das relações de trabalho, mexendo com a subjetividade do assediado, minando sua auto-confiança. Essa prática está concentrada nos locais de produção e de organização do trabalho, atuando nos espaços de poder, nos eixos de dominação.

Uma frase típica dessa situação é aquela que diz 'você sabe com quem está falando?’. A prática do assédio faz da humilhação uma "violência cognitiva". O assédio impõem, assim, às suas vítimas um sofrimento social insuportável, parecido com o que sentiram os sobreviventes dos campos de concentração.

Um cuidado importante na detecção dos sintomas de quem sofre assédio é não confundi-lo com irritabilidade, estresse, ou ainda pouca inteligência emocional. Em muitos casos o assediado é usado como “boi de piranha”, apontado como exemplo para os demais colegas do local de trabalho. O trabalhador passa a ser visto como um paradigma a não ser seguido pelos outros.

Os interessados em adquirir a camiseta podem entrar em contato pelo email novosrumos.jornalistas@gmail.com ou pelo celular 8898.3155.

Nenhum comentário: