radio zumbi web

sábado, 15 de dezembro de 2007

Bancários também discutem assédio moral

foto: Fabiana Veloso

Dalmo fez intervenção no simpósio

Temática começa a ser discutida pelos sindicatos

Por Mabel Dias

O Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou nesta quinta-feira (13) no auditório da OAB-PB, o I Seminário Paraibano sobre Assédio Moral. O movimento Novos Rumos saiu na frente deste debate, quando no dia 10 outubro promoveu o seminário “Assédios da mídia”, que buscava debater com os/as jornalistas o tema do assédio moral em seus locais de trabalho e buscar soluções para acabar com esta prática tão nefasta. Em sua atividade, Novos Rumos contou com a colaboração da secretária da Transparência da Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, que falou sobre “Relações de gênero & jornalismo”, o jornalista e professor da UFPB, Wellington Pereira, que abordou o tema de acordo com “Assédio moral: as fontes da humilhação”. E ainda o advogado Alexandre Guedes, que tratou dos aspectos jurídicos do assédio moral na palestra “Os Assédios no Prisma dos Direitos Humanos”.

Esta atividade, que aconteceu no mesmo local da dos bancários/as, não contou com a participação devida dos/as jornalistas paraibanos/as. Diferentemente dos/as bancários/as, que ocuparam significativamente as cadeiras do auditório advogado João Santa Cruz na tarde desta quinta, fazendo indagações, questionamentos e dando seus depoimentos acerca dos casos de assédio moral que acometeram colegas seus/suas e a eles/elas próprios, os/as jornalistas passaram distantes e encontram-se ausentes desta discussão. Os/as bancários/as se mostraram organizados/as, politicamente engajados/as e unidos/as pelas causas da categoria. O sindicato está de parabéns por trazer à tona este tema, um tema tão importante para os/as trabalhadores/as e que deve estar na pauta cotidiana.

Nenhuma categoria trabalhista está isenta de ser afetada pelo assédio moral. E com os/as jornalistas não é diferente. O movimento Novos Rumos testemunhou alguns depoimentos de jornalistas que foram assediados/as pelos seus chefes e ficou preocupado diante da falta de campanhas e de ações eficazes do Sindicato dos Jornalistas Paraibanos diante deste assunto, pouco falado e discutido pela sociedade em geral, mas deveras importante.

É lamentável constatar a falta de interesse dos/as jornalistas paraibanos em se debater esta questão e de constatar que a atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba não se movimenta em relação ao assunto, e mas, os/as jornalistas paraibanos/as demonstrasse inerte e sem nenhuma mobilização na reivindicação de seus direitos e de questões relacionadas a categoria.

Preocupa-nos saber que fazemos parte de uma categoria que se diz formadora de opinião, mas que muitas vezes não demonstra ter opinião própria e que espera sempre por um líder para que tome as decisões pelos/as demais, quando todos/as nós somos responsáveis pelas mudanças que tanto falamos e que queremos. Porém, perguntamos, será que os/as jornalistas paraibanos/as querem mudanças?

O movimento Novos Rumos está nas ruas, questionando, mexendo com os/as jornalistas, inquietando as cabeças pensantes da cidade para transformar esta realidade que pela qual passa o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba. Estamos com a campanha nas ruas, “Assédio, ninguém merece” de combate ao assédio moral. Foram confeccionadas camisas em algodão colorido, naturalmente, com tecnologia da Embrapa, como meio de colocar o dedo nesta ferida e mobilizar a categoria em torno do tema. A camiseta está sendo comercializada por R$ 18,00 e o dinheiro arrecadado comporá um fundo de campanha para a disputa eleitoral já deflagrada no sindicato da categoria. Nossa chapa foi indeferida pela comissão eleitoral, entretanto, continuamos na luta, e convocamos aos/às jornalistas que querem ver mudanças e ação real por parte do sindicato dos jornalistas a se juntar a nós nesta batalha.

Nenhum comentário: