radio zumbi web

terça-feira, 31 de março de 2009

Oposicionistas quase ganham sindicato dos jornalistas em SP

Jornalistas profissionais de São Paulo elegeram no último dia 27/3 a nova diretoria do sindicato da categoria para o triênio 2009/2012, reconduzindo José Augusto (Guto) Camargo à presidência da entidade, que obteve 653 votos. A chapa 2, de oposição, liderada por Pedro Pomar, conseguiu 515 votos, Na eleição, 1.168 jornalistas tiveram seus votos validados. A Chapa 2 recebeu 44% dos votos válidos. A Chapa 1, da situação, recebeu 56%. Apesar da derrota, a Chapa 2 foi a mais votada na capital: somadas as urnas 1 (sede) e 2 a 6 (volantes), recebeu 303 votos, mais do que os 283 votos recebidos pela Chapa 1. "É um resultado histórico, que indica a existência de uma crescente insatisfação dos/as jornalistas com a apatia e o abandono que vitimam nosso Sindicato", disse Pomar.  

A eleição em São Paulo foi marcada por denúncias da oposição de malversação do patrimônio do sindicato por diretores que atuam no interior do estado. Pomar lidera também um grupo de oposição à atual direção da FENAJ. Ele critica principalmente o comprometimento ideológico dos atuais dirigentes sindicais com setores do empresariado da Comunicação, além da timidez com que as entidades defendem os direitos do trabalhadores.

"A disputa em São Paulo mostra que o sindicalismo no campo do jornalismo está se revigorando. Grupos de oposição aos sindicalistas profissionais surgiram em todos os estados brasileiros. Falta agora somente a categoria dar uma chance aos militantes que querem resgatar a combatividade dos nossos sindicatos", avalia Dalmo Oliveira, que liderou uma chapa de oposição à atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas na Paraíba, em setembro passado.

Nenhum comentário: