radio zumbi web

quarta-feira, 7 de maio de 2008

MÁQUINA DA FENAJ ENTRA NA DISPUTA PELO SINDICATO DA PARAÍBA

Torves: usando a máquina da Fenaj a favor de Land e Cia.


A diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas entrou de vez na disputa pelo sindicato da Paraíba. O diretor de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Fenaj, José Carlos Torves, está intimando os sindicatos filiados à Federação a colaborarem financeiramente com a campanha da chapa liderada pelo ex-presidente Land Seixas.

NOVOS RUMOS teve acesso a uma cópia do email que Torves enviou no dia 30/04, para os sindicatos de jornalistas de todo o país. Em determinado trecho, o diretor da Fenaj diz: “Estou solicitando a todos mensagens de apoio a esta chapa que enfrenta uma oposição dura na Paraíba. Será publicado um jornal contendo um manifesto e gostaríamos de ter confirmado os apoios para que possamos divulgar o quanto antes”.

Mais adiante o email ressalta: “É importante dizer que a chapa 'Linha Independente' faz parte da base de apoio à atual direção da FENAJ, enquanto a oposição é alinhada com o grupo que faz oposição sistemática a FENAJ.
PS: aproveito a oportunidade para pedir também apoio financeiro a chapa "Linha Independente", contribuições para a seguinte conta: LUCIA DE FATIMA FIGUEIREDO, Caixa Economica federal,
Agência: 4009, Operação: 013, C/C: 00000357-4”.

ORGULHOSOS E PARCIAIS

Não é de hoje que a diretoria da Fenaj usa a máquina da Federação em benefício do grupo landista. Em janeiro o presidente Sergio Murilo veio à João Pessoa exclusivamente referendar a assembléia que escolheria a Junta Governativa do sindicato paraibano. Os integrantes da oposição reclamaram a Murilo pela falta de divulgação da Fenaj sobre todos os fatos ocorridos na Paraíba nos últimos meses. “Não há uma linha sobre esse assunto no site oficial da Fenaj”, reclamou Dalmo Oliveira à época. Sergio Murilo responsabilizou o jornalista contratado pela Fenaj pelo silenciamento sobre a problemática no sindicato da Paraíba.

O que se espera de uma federação que agrega sindicatos de jornalistas é o mínimo de isenção e equilíbrio num momento conturbado como esse por que passam os jornalistas paraibanos. Todas as vezes que o grupo de oposição pediu a intermediação da Fenaj no processo ouviu uma resposta, no mínimo, cínica: “A Fenaj não interfere nas disputas estaduais!”, como disse Torves pessoalmente a Dalmo em novembro passado, quando o sindicalista paraibano fez uma visita oficial à sede da Fenaj em Brasília.

“Uma mão lava a outra, já que Land e os ex-diretores Lúcia Figueiredo e Edson Verber foram convidados a compor a atual diretoria da Fenaj, garantindo ao grupo de Torves e Murilo uma larga votação na Paraíba, num processo em que até agressão física sofri pelo fato de ter composto politicamente com a chapa LUTA FENAJ!, de oposição”, analisa Oliveira.

Nenhum comentário: