Veloso, Mozart, Ewerton e Palhano: inovando na comunicação comunitária | Foto: Dalmo Oliveira |
Marcos Veloso, da equipe da Zumbi, informou que a oficina está sendo pensada para um só dia, em local a ser definido, mas que poderá se estender para outros períodos, dependendo do interesse dos participantes. “Inicialmente, queremos apenas passar noções de interação com o equipamento, aulas práticas e teóricas de sonoplastia e como botar no ar uma rádio online. Depois, se o grupo sentir a necessidade de um maior aprofundamento no tema, poderemos ver técnicas de reportagem e entrevista, legislação sobre internet, noções de dicção e produção de roteiro”, afirmou.
Para Dalmo Oliveira, o breve curso também servirá para as pessoas que mexem com rádio web se conhecerem e, quem sabe, formarem uma rede de rádio online comunitária, além de ter contato com diversos aspectos que permeiam a produção de um programa de rádio, como roteiro, programação musical, locução e criação de vinhetas, com foco na produção de conteúdo para internet.
Veloso, Mozart, Ewerton e Dalmo: ZumbiWeb tem programação focada na comunidade | Foto: Beto Palhano |
A diretoria da Sociedade Cultural Posse Nova República, em parceria com a Escola Om de Yoga, pretende iniciar as turmas para depois do Carnaval, com a realização um primeiro curso de capacitação para comunicadores populares e comunitários. Segundo Marcos Veloso, também da diretoria da ONG de Comunicação, a proposta é oferecer um curso básico de iniciação à radioweb, com noções de edição de áudio, locução para iniciantes e reportagem comunitária.
A ONG pretende incentivar a implantação de outras radiowebs, para o surgimento de uma rede de comunicadores comunitários na cidade. “Com um custeio muito baixo, é possível fazer rádio voltada para uma comunicação mais vinculada às comunidades e aos segmentos sociais. Nossa experiência mostra que isso é plenamente viável”, assegura Veloso. A radioweb comunitária Zumbi dos Palmares pode ser sintonizada no blog http://radiozumbijp.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário