radio zumbi web

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Segurança alimentar... e eu com isso?

Dalmo: sistematizando propostas (Fotos: Edvaldo Lira)
No sábado passado, 3, participamos de mais uma etapa de conferências regionais preparatórias. Foi a do litoral, com participantes de João Pessoa, Conde, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Foram escolhidos 75 delegados para a 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai ocorrer dia 26, 27 e 28 em Lagoa Seca. No dia seguinte um grupo viajou à Guarapari (ES) para representar a Paraíba no 1º Encontro Nacional da População Negra, Comunidades Quilombolas, e dos Povos e Comunidades Tradicionais.


Mas o que é que temos a ver com essa tal de segurança alimentar? Temos, porque é uma discussão diretamente relacionada à questão da fome. E a fome, pra mim, é o principal fator que identifica o atraso civilizatório da humanidade. Se há fome, não há democracia! A fome não tem partido, raça, sexo ou credo. Ela atinge qualquer um, indiscriminadamente.
Atravessando a ponte entre Vitória e Vila Velha (Autofoto)

Mas como a maioria dos infortúnios sociais, a fome também tem seu público-alvo predileto. E os negros, índios e outras "minorias" estão na linha de frente das suas vítimas. Talvez, nossa ação dentro do CONSEA não resolva o problema, mas temos certeza que propondo políticas públicas, fiscalizando as ações do governo e inibindo a corrupção, podemos diminuir essa mazela milenar.

Sociedade civil no controle social da segurança alimentar

Nenhum comentário: