radio zumbi web

sábado, 10 de outubro de 2009

Ricardistas e maranhistas têm novo ringue ideológico: as conferências de comunicação

foto: fabiana veloso














Reunião pró-CONFECOM no SindEletric



As reuniões preparatórias das conferências de comunicação no município de João Pessoa e no Estado tornaram-se o mais novo palco das disputas ideológicas e político-partidárias dos grupos ricardistas e maranhistas. Tudo isso com o caldo grosso de militantes petistas. Na etapa da capital paraibana a situação é de vaca desconhecer bezerro, com uma tensão indisfarçável entre os partidários do governo socialista e os militantes dos movimentos sociais ligados ao governo Maranhão III, inclusive de setores do PT.

Uma disputa acirrada tem marcado a escolha dos membros para as comissões organizadoras. Os estudantes de Comunicação Social foram limados da comissão estadual. A prefeitura de JP, por outro lado, mobilizou apoiadores junto aos movimentos sociais, principalmente seus militantes do Orçamento Democrático.

O tempo escasso de preparação, o ineditismo do modelo de discussão e a falta de acúmulo sobre a maioria dos temas são fatores que devem comprometer profundamente os níveis de discussão das CONFECOMs. As conferencias de Campina e de João Pessoa foram chamadas para datas iguais. Na mesma data estará ocorrendo a conferência de cultura. O choque de agendas é outro problema comprometedor.

O mais grave entretanto, é que os dois grupos tendem a sufocar definitivamente o caráter público, democrático e participativo das conferências de comunicação, com o excessivo direcionamento ideológico, além do fenômeno das representações com baixa representatividade e delegações contaminadas pelos militantes profissionais.

Preocupa-nos sobremaneira o fato de entidades corporativistas como o Sindicato dos Jornalistas estarem à frente das decisões das comissões organizadoras escolhidas até agora, o que pode dar a idéia equivocada de que a CONFECOM é apenas para os profissionais da área. Além do que, já conhecermos de perto a prática centralizadora e superficial com que essa entidade costuma discutir os temas mais importantes da democratização da comunicação.

Um comentário:

Ednamay disse...

Oi Fabiana, adorei seu blog, parabens, obrigada por colocar minha foto com os companheiros que estão trabalhando junto a Comissão Organizadora Estadual, nossa I CONFECON está sendo constuida da melhor forma possível,nosso rítmo de trabalho como a foto pode mostrar está intenso e produtivo,apesar dos atropelos em relação as inscrições da Municipal, choques de horários proposital, o que espero realmente é que os empresários juntamente com a classe da imprensa em geral, estejam conscientes, pois os movimentos socias e os governos certamente estarão atentos.

bjs

Ednamay - ANJO AZUL