radio zumbi web

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Protesto contra Gilmar Mendes quebra rotina no centro de CG

Protesto contra Gilmar Mendes quebra rotina no centro de CG

13 13UTC Agosto 13UTC 2009
Land é cercado por estudantes no Decom da UEPB (Foto: Dalmo Oliveira)

Land é cercado por estudantes no Decom da UEPB (Foto: Dalmo Oliveira)

Estudantes de jornalismo e alguns secundaristas, jornalistas profissionais, professores de Jornalismo, sindicalistas e outros ativistas realizaram nesta quinta, na cidade de Campina Grande (PB), mais um protesto repudiando a decisão do Supremo Tribunal Federal em extinguir a exigência de diploma superior em Jornalismo para o exercício desta profissão no Brasil. O alvo central dos protestos foi o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

Em passeata os manifestantes cruzaram as principais ruas do centro da cidade, saindo da Faculdade de Jornalismo da UEPB, no Bairro São José, até a Praça da Bandeira, o tradicional ponto de manifestações públicas de Campina Grande.

Alguns manifestantes usavam colete preto com a frase “Fora Gilmar. Diploma já!”, slogan dos protestos na Paraíba. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, Land Seixas, distribuiu apitos, nariz de palhaço e panfletos com parte das pessoas que aderiram ao protesto. A organização do evento distribuiu também colheres de pau e tinta nas cores verde e amarelo para marcar o rosto da estudantada, como num re-makedos prostestos de rua que consagraram o movimento ”cara-pintadas”, no episódio do impeachmment do ex-presidente Collor de Melo.

O protesto foi encerrado por volta do meio dia e meia, depois que alguns oradores fizeram discursos num trio elétrico. Bandeiras da CUT, CTB e MST puderam ser vistas no protesto, que contou ainda com apoio de sindicatos locais.

“No Brasil existem aproximadamente 80 mil jornalistas que se dedicam a informar toda a população de maneira ética e profissional. Já os empresários fazem de tudo para que só a opinião de sua classe prevaleça para formar a opinião pública”, diz trecho do panfleto distribuído pelos organizadores do protesto.

mais informações: http://diplomaja.wordpress.com

Manifestação se inspirou nos "cara-pintadas" que derrubou Collor (Foto: Dalmo Oliveira)

Manifestação se inspirou nos "cara-pintadas" que derrubou Collor (Foto: Dalmo Oliveira)

Nenhum comentário: