radio zumbi web

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Multimistura é campeão de audiência na ZumbiWeb

João Rafael, João Jales e Dalmo na gravação desta semana
Tudo começou como uma espécie de brincadeira: amigos aficionados por rádio resolvem gravar um programa cuja a primeira regra era não há regras! Foi assim que surgiu a ideia do MULTIMISTURA, que chega à 100ª edição esse mês, cada vez mais irreverente e liderando a audiência na RadioWeb Zumbi dos Palmares.



O radiofônico é gravado apenas uma vez por semana, geralmente nas tardes das quintas, no estúdio caseiro que o jornalista Dalmo Oliveira montou no sótão de sua casa, no bairro do ex-ditador Ernesto Geisel, na zona sul da capital paraibana. "Inicialmente queríamos apenas fazer uma espécie de reunião semanal gravada, botar o papo em dia, tomar umas, jogar conversas fora e criticar os políticos", lembra.

Quem batizou o programa foi o videasta Marcos Veloso, inspirado no complemento vitamínico que a tia de Dalmo produz à base de folha de macaxeira, sementes e outros aditivos orgânicos, usado pra combater a desnutrição de crianças nos bolsões pobres do Nordeste brasileiro.

Mozart, Dalmo, João e Veloso: Multimistura é radio-terapia


"Queríamos fazer uma experiência radiofônica onde os assuntos fossem colocados de forma aleatória, sem ordem pre-estabelecida, tudo misturado mesmo, assuntos sérios com piadas e causos", explica o escritor Fábio Mozart, que logo se tornaria o âncora-mor do experimento sonoro.

Com o passar do tempo o programa foi formando audiência cativa, principalmente dos amigos virtuais dos realizadores do MULTIMISTURA. "Além de veicularmos diariamente na radioweb, colocamos os blocos gravados na plataforma RADIOTUBE, onde podem ser escutados a qualquer momento por quem recebe o link via Facebook", diz Dalmo.

"Além de ser um exercício bacana de jornalismo comunitário, o programa acabou se transformando também numa espécie de terapia grupal onde rola muita risadagem e todos ficam bem à vontade pra falar aquilo que agente não falaria em outros círculos. A gente aproveita para brincar com nossos próprios preconceitos, medos, frustrações e fantasias", comenta Oliveira que também atua como DJ do radiofônico. 

O programa tem a participação também de Fabiana Veloso, Beto Palhano, Sergio Ricardo, Rudemberg Domingos e João Jales. Eventualmente, algum entrevistado aparece para dar outros pitacos. 

Nenhum comentário: