radio zumbi web

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mutirão prepara rádio comunitária em Mituaçu

Técnicos e radialistas instalaram antena e transmissor
Nesse domingo, 26, radialistas comunitários se encontraram na comunidade quilombola de Mituaçu, na zona rural do Conde, num verdadeiro mutirão para colocar no ar a rádio FM comunitária daquela comunidade. Eles testaram o transmissor, na frequência 89.7 megahertz, a antena e a mesa de som. Os equipamentos foram instalados pelo eletrotécnico Firmino Nino, da cidade de Mari.

"Infelizmente faltaram alguns cabos para ligarmos o transmissor à mesa de som, mas conseguimos verificar o sinal de FM que pode ser sintonizado pelos aparelhos de rádio dos nossos automóveis", diz Geilsa Paixão, que adquiriu parte da aparelhagem semana passada na cidade de Campina Grande.

Segundo a líder comunitária, a intenção da associação é de fazer a inauguração oficial e festiva da nova emissora nos próximos 15 ou 20 dias. "Mandamos convite até para o governador", diz animada. Geilsa acrescenta que essa será a primeira rádio comunitária a ser instalada, com licença do Ministério das Comunicações, dentro duma comunidade quilombola na Paraíba.
Galinha na cabidela no almoço dominical | Fotos: Fabiana Veloso


Durante toda a manhã Severino Ramos, da Rádio Araçá, de Mari, José Moreira, atual presidente da ABRAÇO-PB, Rodolfo Crea, da Rádio Alquimista, da Comunidade de Monsenhor Magno, Fabiana Veloso e Dalmo Oliveira, da Sociedade Cultural Posse Nova República e da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, do Ernesto Geisel, se debruçaram sobre os equipamentos disponíveis, montando minimamente aquilo necessário para colocar a emissora no ar.

"Além da parte técnica, estamos dispostos a repassar nossas experiências na formatação de conteúdos, dos programas e também na composição do conselho comunitário que deve definir a grade de programação e os marcos regulatórios par ao funcionamento da rádio", comenta Oliveira.

A anfitriã ofereceu aos convidados um típico almoço da região, com feijão verde e galinha ao molho de cabidela.


Nenhum comentário: